quinta-feira, fevereiro 03, 2005

Solidariedade Social ????

Percorria apressadamente a rua quando um rapaz, ainda a expelir fumo pela boca, me interpelou:
- “Olá. Sou estudante de Serviço Social , estou no terceiro ano, e “estamos” a fazer um peditório para o centro (...)* que vai abrir amanhã.” – Apesar da pressa continuei a ouvir aquele discurso decorado – A notícia da abertura desta instituição saiu ontem no jornal. Destina-se a apoiar crianças desfavorecidas. Viste?
- Não, não vi em que jorn...
- Apelamos apenas à solidariedade das pessoas, para que cada um contribua com o que puder. Vá lá não custa nada. É o que puderes!
Estava já a ponderar dar uma moeda, quando reparei que não trazia consigo qualquer identificação. Quis saber mais...
- Por acaso não tem consigo nenhum cartão com a morada do tal centro, pois não? –
- Não, não tenho. Mas saiu no jornal. É uma questão de pesquisares! – Uma questão de pesquisar????? Isso é resposta???!!! – Não me digas que estás a desconfiar? – rematou, indignado.
Enquanto esperava pelo términus da minha resposta deu uma passa no seu cigarro...

- Sabes – também eu o comecei a tratar por tu – por vezes paga o justo pelo pecador...
- Eu sei. Mas até me estou a sentir ofendido. Graças a Deus tenho os meus pais que me ajudam!! Vá lá fazes a tua boa acção do dia!
Eu também já me estava a sentir ofendida com a direcção do fumo do cigarro....
- Não é minha intenção ofender-te e boas acções não se medem apenas com contributos monetários. Dás-me a morada da instituição e um dia até lá posso ir pessoalmente com algum tipo de contribuição. Vais desculpar-me mas prefiro fazer assim.
- Não, não desculpo porque fui ofendido.
Virou costas e foi-se embora deixando-me imobilizada perante a rudeza de tal reacção.

O tipo,aborda-me abruptamente, fuma descaradamente para cima de mim, não traz consigo qualquer identificação indicando o seu nome e a instituição que representa ( e que é obrigatório por lei), não me diz o nome do jornal, vitimiza-se (coisa que agora está na moda), estava à espera de quê?

* Infelizmente ele falou tão rápido que eu não consegui reter o nome.

2 Comentários:

Blogger trutasalmonada disse...

há profissões muito dificeis, quer a de 'transeunte' como a de 'pedinte'

10:28 da tarde  
Blogger susana c. disse...

A "profissão" de pedinte não é efectivamente tarefa fácil. Os sociólogos, como exemplo de mendigos de factos sociais, estão sempre a levar "nãos". Mas ainda assim, "peditórios" bem organizados são uma mais valia para qualquer pessoa ou instituição pela credibilidade que oferecem e pela salvaguarda dos direitos e aquisições (monetárias ou não)daquelas.

4:03 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial