quinta-feira, março 24, 2005

Pessimismo Judaico-Cristão


foto de Gustav Klimt


RB refere uma frase de Beck sobre a facilidade em escrever de cariz pessimista e a dificuldade em escrever algo esperançoso e optimista.
Pois, respondi eu, não estou nada de acordo, não é mais fácil escrever sobre algo triste, é antes uma aprendizagem cultural, de cariz judaíco-cristão (caricato escrever isto no dia que antecede a morte de Cristo, mas também antecede a sua 'libertação' - polémicas à parte sobre o que sucede após a morte, não sei, não conheço quem saiba e não quero saber tão cedo), onde o olho intelectivo-emocional vai sendo treinado para ver selectivamente o mal, o errado, o difícil, escapando constantemente a beleza na sua intensidade – beleza inclusive das emoções de tristeza saudável, insatisfação mobilizante, inveja que define interesses e se torna em luta pó-activa, a comoção do brilho do olhar de uma criança que quer descobrir a 'verdade', a gratidão num gesto de quem recebeu um sorriso (dádiva tão simples)...
Tantas belezas profundamente tocantes e envolventes que eu poderia aqui desenhar, mas o desafio está em que cada um descubra isso mesmo, qque flexibilize o olhar para ver o que está ali, mesmo ao lado....

3 Comentários:

Blogger susana c. disse...

afinal concordas! se no nosso processo de socialização "bebemos" a necessidade de atentarmos às tragédias e ao pessimismo então, é comummente mais fácil escrevermos ou perpetuarmos as coisas más(não estará a história e a literatura invadida por grandes tragédias?). As coisas boas, achamos nós, pertencem-nos por direito. às coisas boas habituamo-nos depressa, logo, achamos por bem desvalorizá-las. Somos uns ingratos e uns desatentos,é o que somos.
Nem vou aqui comentar a culpa da religião. tinha muito que teclar...

3:16 da tarde  
Blogger AW disse...

a "barra" da culpa judaico-cristã "é culpada" de tantas restrições, medos, problemas de consciência .... nem sei como é que andamos direitos com tanto peso nas costas ;-)
gostei muito de cá vir e voltarei e aproveito para agradecer a visita e comentários

10:00 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

É conmovente o post..

11:07 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial