segunda-feira, janeiro 26, 2009

"


Do documentário Southern Comfort, filmado durante a última primavera de Robert Eads. Nasceu no interior da América, com um corpo feminino. Só na meia-idade começou a transição, depois de se mudar para a Flórida. Os médicos acharam que, por causa da idade, Eads não precisava de remover o útero ou ovários, e ficou-se pela terapia hormonal e mastectomia. Casou-se com uma psicóloga, mas acabou por voltar para a Geórgia quando o relacionamento chegou ao fim.


Numa tarde de 1996, Eads teve um episódio agudo de dores abdominais. Nas urgências, descobriram-lhe um cancro nos ovários. Quando se dirigiu ao primeiro médico, foi com choque e surpresa que se viu recusado: o oncologista negou-se a seguí-lo, achando que lhe traria "má reputação" e perda de clientes. Depois dele, mais vinte e quatro médicos lhe negaram assistência, pelo mesmo motivo, ou crenças religiosas, ou outros.


Só em 1997 é que Eads teve acesso a cuidados médicos. Apesar de várias cirurgias e radioterapia intensa, o cancro, que já se tinha metastizado para o resto do abdómen, acabou por o matar. Morreu em Janeiro de 1999, com 53 anos de idade.

No ano anterior, durante a Southern Comfort Conference, um evento anual destinado à comunidade transsexual do sudeste americano, uma pequena equipa de filmagens seguiu a última primavera de Eads. No excerto, já sabendo que não tinha muito tempo, ele fala do que sente pelos médicos que ajudaram a precipitar a sua morte. E não é ódio que Robert tem dentro dele..." siona


Como é possível? Como ficar indiferente a uma actuação destas? Não é isto negligência, preconceito certificado, poder agonizante de quem pode fazer a diferença entre a vida e a morte?

Pois:

Decidir...
Nem em Medicina nem em Bioética é possível decidir com absoluta certeza. Chegamos apenas ao provável. Cabe actuar com prudência. Devemos aprender a tomar decisões incertas, mas racionais. Os médicos de família, devem evoluir de uma atitude paternalista, que é a tradicional, para uma postura que respeite a pessoa livre do doente, com base nos princípios éticos implicados narelação médico-doente. (3)
O conjunto de princípios idealizados por Beauchamp e Childress (4), respeito pela autonomia, beneficência, não maleficência e justiça; a que se adicionou a vulnerabilidade consagrada por Kemp e Rendtorff (5), trouxe um referencial de importância considerável para a Bioética. Não sendo tidos como absolutos, estes princípios são aceites como orientadores da decisão em questões éticas na prática clínica. (6)
Autonomia - respeito pela legítima autonomia das pessoas, pelas suas escolhas e decisões que sejam verdadeiramente autónomas e livres (sem qualquer tipo de coacção externa).
Beneficência - promover positivamente o bem do doente.
Não maleficência «Primum non nocere» - ter sempre em mente a obrigação de não fazer mal a outrem (não prejudicar o doente).
Justiça - considerar que todos os Homens são iguais em direitos e na justa distribuição de recursos da sociedade (cuidados de saúde).
Vulnerabilidade - constatar que algumas pessoas (deficientes mentais, doentes em coma, crianças, etc.) estão particularmente fragilizadas ao ponto da sua integridade física ou psicológica estar ameaçada.
Beauchamp e Childress referiram que só examinando os princípios éticos, e determinando em que medida esses princípios se aplicam individualmente, podemos ter uma verdadeira resolução dos problemas. (4)
(…)
A ética não pretende ser um manual de comportamento, mas é um saber necessário e conveniente. A prudência, a maturidade de espírito, a honestidade, uma sólida formação humanística e uma atitude crítica e pensada perante os nossos actos são imprescindíveis para uma medicina eticamente válida. Com certeza não é preciso lembrar que para além de qualquer outro interesse está a saúde e o bem-estar dos nossos doentes, que nos escolheram, e ao serviço dos quais nós escolhemos livremente estar.”

Etiquetas: , , , ,

terça-feira, janeiro 20, 2009

porque hoje...

...prossegue a história com o homem que concentra em si a unificação sonhada por Martin Luther King Jr.

Etiquetas: ,

quarta-feira, janeiro 14, 2009

para os tapores

meu comentário aos pescadas, quando alguém se rebelou contra a sugestão de ler o livro de Ítalo Calvino " Se numa noite de inverno um viajante",só porque lho sugeriram e porque tem muitas leituras entre mãos:

"olhem lá agora é aquela altura em que nós espraiamos as leituras que temos vindo a fazer (como os interessantes tapores têm feito - http://tapornumporco.blogspot.com)? também contam flyers, letras gordas das revistas nas caixas de supermercado, as páginas amarelas, as etiquetas da roupa, as advertências nos produtos de higiene, etc. e tal? Digam lá, para eu começar a preparar o meu rol de leituras..."


Etiquetas: ,

quarta-feira, janeiro 07, 2009

para certas noites de 2009

Etiquetas: , ,

terça-feira, janeiro 06, 2009

amor natural



Etiquetas: ,

domingo, janeiro 04, 2009

gorgeous


Brandon Walters, 11, was hand-picked by director Baz Luhrmann to play a young Aboriginal horseman in the film Australia.
Photo: Janie Barrett


Vi, ouvi, senti… gostei. As 'velhas' e clássicas formas de fazer cinema continuam a fazer sonhar, a envolver, a acreditar que o ser humano pode ser generoso, que o amor pode (con)vencer. Mas acima de tudo que a magia que brota da pureza rousseauniana pode fazer ‘milagres’ e salvar-nos de nós próprios, das nossas prisões e grilhetas de sobrevivência, do nosso Mr. Hyde, mística protagonizada por este encantador aborígene australiano.
Ide ver e envolvei-vos.

Etiquetas:

sexta-feira, janeiro 02, 2009

porque sim...


fotos Eliza Post

...e 2009 está ai, sem pedir autorização, sem bater à porta, sem ser saber se era desejado, sem sequer se fazer anunciar...

Etiquetas: ,

postal da semana? (passada)

Natal

foto Eliza Post

...ontem, hoje, amanhã...

Etiquetas: ,