sexta-feira, fevereiro 23, 2007

alguns...amores meu

fotos ff

pela surpresa e por todas as surpresas...para sempre

Etiquetas: ,

quarta-feira, fevereiro 21, 2007

não ... Yes

Por mais agradável ou curioso que fosse a diversidade de paisagens com o seu colorido popular ou urbano ou monocromatismo do deserto, não me convenceu o enleado de argumentos, nem as suas personagens injectadas de incidentes possíveis numa orquestração de cronologias e encadeamentos aparentemente inevitáveis (como as peças do dominó montadas de forma a que assim que a primeira caísse todas as outras se lhe seguiam de forma sequente e consequente, sem alternativas que não fosse retirar alguma peça da sequência) para um exercitar de maquinação de factos (muito dejá vú – recordo o brilhantismo com que este surge no filme Magnólia 1999) equivalente a quem brinca de ser um Deus que controla os destinos, que pode ser visualizada em Babel.
Assim, para além de nos deixar na tensão do desenrolar de acontecimentos que nos deixam mobilizados pela sua dramaticidade ou tragédia mediáticas, a mim só me deixou de facto de olhar preso e incomodado a jovem japonesa que ostentava uma conturbação muito bem interpretada nas suas tentativas desesperadas de aliviar um sofrimento existente para além dos seus alegados motivos. Só ela me convenceu no seu olhar perdido, que buscava encontrar-se das formas mais impulsivas e do que é básico no humano, onde a sexualidade desponta de forma incómoda (sendo até muito ridícula e imprecisamente chamada de ninfomaníaca por algum critico da praça pública), provocatória e como acto quase último de uma solidão que vai para além das paredes de um trigésimo andar e da possível metáfora na característica surda-muda da jovem; uma solidão urbana que remete para as impossibilidades dos diálogos narcísicos (tomando a forma de monólogos) que compõem as nossas sociedades tecnologicamente cada vez mais desenvolvidas e facilitadoras de um mutismo individual que colide com o ruído/verborreia social.



Para quem busca um filme que tenha dramaticidade cultural e socio-política (envolvendo questões intercruzadas de uma americana no Reino Unido, passando pelo Líbano e culminando num recomeço em Cuba), com uma boa tridimensionalidade das personagens onde surge a poesia não lamechas, com uma expressão de quotidiano que encontra e lhe dá um sentido (quase como uma abordagem daquilo que é primário e o enaltecimento e sofisticação daquilo que é simples encontrada no “The Meaning of Life” dos Monty Python’s), e que nos dá um belíssimo tom na existência das personagens silenciosas: busquem nos vossos videoclubes, o filme “Yes” de Sally Potter (2004).

Etiquetas:

segunda-feira, fevereiro 19, 2007

fotos ff

“Pensava que vender o corpo era cortar partes do corpo e vendê-las!” - disse a rapariga birmanesa vendida para prostituição na Tailândia

Etiquetas: ,

quarta-feira, fevereiro 14, 2007

porque hoje ainda é quarta feira...

fotos ff

...podemos ouvir-nos face a face

Etiquetas:

porque hoje é quarta feira...


foto ff

...dia bom para fazermos o que nos apetecer

Etiquetas:

segunda-feira, fevereiro 12, 2007

A partir de hoje é permitido não mais deixar de sonhar…

Etiquetas:

domingo, fevereiro 11, 2007

sugestão do mês...

Etiquetas:

quarta-feira, fevereiro 07, 2007

para L

fotos ff

Ela deslizava ondulante, brindando-nos com o frufru dos seus folhos delicados, que lhe acariciavam a suave tez das coxas delineadas pelo extenuante exercício de ser mulher, num contexto onde não basta ter olhos bonitos, gestos suaves e coração meigo.

Ela era uma inspiração para se ser por fora o que nos imana de dentro, sem rodeios nem máscaras, sem ‘faz de conta que sou…’, nem vãs palavras soltas que se perdem nas frequências dos lugares públicos em overloaded.

Ela era a pureza de ser mulher na essência da opção de vestir, mover, falar aquilo que outros/as têm de ser por imposição genital, que parece ter protocolo genito-socio-religioso, no qual o visado não tem qualquer poder de decisão.

Ela renova-me a aprendizagem de ser gente.
Ela faz-me sentir vergonha dos queixumes caprichosos.
Ela, como tantos outros que se vão cruzando na minha existência, faz-me ver a gratitude das bênções que me são ofertadas.

Obrigada L por contribuíres para mais um enriquecimento da existência, quebrando enquadramentos floreados e castradores da riqueza da expressividade humana.

segunda-feira, fevereiro 05, 2007

A face e a voz são a forma, que é, de longe, mais importante para a sociedade do que o conteúdo

foto ff
"(...)
E, é claro, o problema pôs-se: que balneário iria eu usar? Expliquei as coisas à secretária, da maneira mais simples que consegui, quando ninguém estava perto o que chegasse para ouvir. Pois, era realmente um problema. Nunca aceitaria ficar no dos Homens, e nem eles me aceitariam lá. Sou uma coisa entre os sexos. Algum peito, ancas, e genitália masculina. Qual seria a reacção, quando me vissem no duche? No das Mulheres, claro que quereria. Mas qual seria a reacção delas, quando me vissem no duche? Nenhum dos sexos me quereria no seu balneário. O problema nem era a vontade, boa ou má, da secretária, ou da administração, era a d@s clientes.
Acabei por ficar sem balneário. É um privilégio que não tenho. Depois de todas as sessões no ginásio, suada, ansiosa por um duche, não posso entrar num balneário, para tomar banho, ou sequer mudar de roupa. Vou para casa com as roupas ensopadas no meu próprio suor. A pé, meia-hora. No Inverno, o frio gela o suor, e sofro até casa.
(...)" L (Mortos Para A Sociedade – II)

Every Sperm is Sacred



ou: como a Igreja Católica Apostólica Romana pretende de forma tão eloquente, altruísta e bondosa (por permitir prazer, excitação e orgasmo – visto que isso eles não podem controlar), povoar a terra de generosos cristãos, produtivos braços laborais e sorridentes esposas e irmãs de párocos a garantirem o sustento da alma do povo e o luxo do corpo dos líderes em exercício de poder deliberativo

ou: como os protestantes ingleses podem invejar uma religião que combate a solidão e a escassez de sexo reprodutivo, sempre em prole de um desígnio maior – seres à imagem e semelhança do filho de Deus

ou: como se pode ser um andrajoso feliz desde que rodeado de um incontável número de iguais, igualmente felizes porque partilham um mesmo presente e comungam de um mesmo futuro com contornos de sobrevivência onde qualquer acto será justificado pela grandiosa dádiva de estar vivo (o contrário de estar morto – com nos têm vindo a dizer as louras verdadeiras e as disfarçadas que representam a voz da ‘verdade’ neste país à beira mar plantado, logo uma eleição divina para local de romântica reprodutibilidade da espécie humana, à laia de aviário ou viveiro para o Homem garantindo um Admirável Mundo Novo onde nós serviremos tão gratamente a EU)

quinta-feira, fevereiro 01, 2007

morte civil

foto ff

"(...).E era ainda mais apaixonadamente contra a morte civil, um conceito peculiar que precedia a execução em si.
(...)a vítima entrava imediatamente em estado de morte civil. Deixava de poder comprar, vender, trocar, ou de outra forma administrar a sua propriedade, que era imediatamente repartida entre @s herdeir@s. Não podia celebrar contratos, não podia trabalhar, nem ser remunerad@. Todos os direitos civis eram-lhe retirados, e ele/a passava a pouco mais que um objecto.
(...)
O autor argumentava, nos capítulos finais do livro, e ao longo de muitas páginas, contra a morte civil: por ser cruel, desumana, ilógica e inútil.
(...)Mas, na prática, a morte civil nunca chegou a ser abolida. Sobreviveu à pena de morte, e é aplicada, em Portugal, ainda hoje, em 2007." escrito por L